Biblioteca R. von Caenegen
O Ius Commune recebeu a doação do acervo de livros do professor Raoul Van Caenegem, nomeado “Biblioteca R. Van Caenegem”. Essa doação se deu por obra dos professores Georges Martyn e Dirk Heirbaut, do Instituto de História do Direito da Universidade de Gent, instituição parceira do grupo.
Raoul Van Caenegem começou sua carreira em 1954 na Universidade de Gent, onde havia obtido o título de Doutor em Direito alguns anos antes. Isso foi seguido por estudos adicionais em Paris e Londres. Nesta última cidade obteve o grau adicional de Doutor em História. No entanto, seria na Universidade de Gent onde ele mais deixaria sua maior marca. Como professor em várias disciplinas históricas, ele apresentou notavelmente muitas gerações de estudantes de Direito à História do Direito Público, bem como do Direito Privado.
Os manuais educacionais que escreveu foram traduzidos para muitos idiomas e logo se tornaram obras padrão líderes mundiais, como sua Introdução Histórica ao Direito Privado. Na verdade, é uma tarefa impossível fazer justiça suficiente à grande diversidade de sua obra científica. Poucos puderam apreciar totalmente a magnitude do trabalho de Raoul Van Caenegem. Suas publicações destinavam-se a vários público diferente. Os medievalistas o conheciam por sua Enciclopédia da História da Idade Média. Pesquisadores ingleses elogiaram suas monografias sobre o início da Common Law, incluindo os clássicos Escritos Reais na Inglaterra, da Conquista a Glanvill. Ele até recorreu ao público em geral na Flandres com sua História da Inglaterra. A perspectiva europeia que sempre considerou ficou evidente, entre outras coisas, na sua interessante História do Processo Civil Europeu. Não se pode enfatizar o suficiente que tudo isso diz respeito apenas a uma seleção muito pequena da obra coletada de Raoul Van Caenegem.
Além disso, Raoul Van Caenegem foi membro de um grande número de instituições científicas, conselhos editoriais, academias e sociedades científicas, incluindo a Academia Europaea, a Royal Netherlands Academy of Sciences, a British Academy e a Royal Historical Society. Ele ocupou cadeiras em Cambridge e Harvard e aconselhou o Max-Planck-Institut für Europäische Rechtsgeschichte. Presidiu também o jornal internacionalmente conhecido Journal of Legal History / Legal History Review.
A fama e o reconhecimento que Raoul Van Caenegem adquiriu ao longo de sua carreira universitária são evidentes pelos muitos elogios que recebeu ao longo das décadas. Por exemplo, ele foi duas vezes laureado da Royal Academy of Sciences and Arts, laureado do Prêmio Francqui, laureado do Prêmio Solvay e doutor honorário de três universidades diferentes. Em 1995, o rei concedeu-lhe o título de barão. A Sociedade Europeia de História do Direito Comparado decidiu em 2014 lançar um prêmio Van Caenegem bienal para premiar a melhor publicação de um jovem historiador do direito.
O Professor Emérito Raoul Van Caenegem faleceu no dia 15 de junho de 2018, aos noventa anos. Com a morte de Raoul Van Caenegem, a ciência jurídica sem dúvida perdeu um de seus representantes mais importantes.
No ano de 2020 será realizada a Premiação Van Caenegem 2020, pela European Society for Comparative Legal History (ESCLH). O prêmio será concedido a um jovem historiador jurídico considerado como tendo escrito o melhor artigo em História do Direito Comparado para o jornal ESCLH, ou em história jurídica comparada em outro jornal no mesmo ano, antes das conferências ESCLH.