Livro: Resistências e Reivindicações Femininas na Cultura Jurídica do Século XX

08/03/2024 13:26

Nesse 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Ius Commune tem a satisfação de divulgar a obra “Resistências e Reivindicações Femininas na Cultura Jurídica do Século XX”, coordenada pela Prof. Dra. Ana Lúcia Sabadell e pela Prof. Ma. Bárbara Madruga da Cunha, membra do Ius.

Trata-se do segundo volume da coleção “Novos Rumos da História do Direito”, organizada pelo Prof. Dr. Diego Nunes, um dos coordenadores do grupo. O livro reúne pesquisas de mulheres que buscam apresentar o protagonismo feminino, através da atuação política individual ou coletiva, bem como denunciar as práticas jurídicas discriminatórias de gênero, raça, classe e sexualidade.

Como ensina Gerda Lerner*, a luta feminina por direitos perpassa necessariamente pelo conhecimento da própria história. Precisamos ter consciência das atuações políticas e reivindicatórias daquelas que vieram antes de nós, de suas ideias e percepções de mundo, para podermos estudá-las, criticá-las e aperfeiçoá-las, permitindo traçar continuidades com o legado de nossas ancestrais.

A obra “Resistências e Reivindicações Femininas na Cultura Jurídica do Século XX” além de uma contribuição à história da cultura jurídica das mulheres é, sobretudo, um convite para a produção de novas narrativas jushistoriográficas sob a perspectiva de gênero. O ebook está disponível gratuitamente por meio do link.

*LERNER, G. Criação da Consciência Feminista. São Paulo: Cultrix, 2022.