O Grupo

IUS COMMUNE – UFSC/CNPq é o Grupo Interinstitucional de História da Cultura Jurídica sediado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a coordenação do Prof. Dr. Arno Dal Ri Jr. e do Prof. Diego Nunes.

Vinculado ao Curso de Graduação em Direito e ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da UFSC, o grupo é formado por pesquisadores e estudantes provenientes de universidades brasileiras e estrangeiras, sendo o grupo mais longevo do Centro de Ciências Jurídicas, em atividade desde o ano de 2004.

“Allegoria ed effetti del Buono e Cattivo governo” ou “Alegoria do Bom e do Mau Governo” (1338), afresco de Ambrogio Lorenzetti (1290-1348), no Palazzo Pubblico, Siena.

Ponto de partida:

O Ius Commune objetiva problematizar as experiências jurídicas ocidentais como fenômenos culturais localizados historicamente, afastando-se simultaneamente de certas abordagens que alçam as juridicidades a uma dimensão atemporal, bem como daquelas que reduzem as experiências jurídicas a reflexos automáticos das formações sociais.

Trata-se, portanto, de tomar as experiências jurídicas como fenômenos com uma espessura própria, produtoras de sentidos e comportamentos que se refletem na sociedade.

Para saber mais, confira a entrevista da Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao professor Diego Nunes, coordenador do Grupo, para a série de vídeos “Traduzindo Ciência”. Em cada episódio, cientistas da UFSC apresentam detalhes de projetos sobre estudos de excelência que impactam a sociedade e sobre o universo das pesquisas que ocorrem na instituição.